Home » My Blog » Carros com débitos: Saiba como resolver esse problema

Carros com débitos: Saiba como resolver esse problema

Quem é proprietário de um veículo estará sempre sujeito a cobrança de multas. O problema é que este tipo de pendência pode virar uma bola de neve e impedir a compra e a venda do carro. Se você está em uma situação semelhante, veja a seguir como você pode resolver esse problema.

O que pode gerar débitos ao veiculo?

Os principais motivos que podem levar um veículo a ficar com pendências no Detran são as cobranças de multas e atrasos de pagamento para os impostos obrigatórios.

As multas de trânsito são ocasionadas quando o motorista descumpre com as leis que regem o trânsito. Estas infrações são divididas entre: leve, media, graves  gravíssimas. Os valores e punições são divididos de acordo com o tipo de infração.

Já os impostos obrigatórios são cobrados dos proprietários de veículos e precisam ser cumpridos anualmente. Quando o carro fica com multas e pendências de impostos, fica inviável para ele realizar o licenciamento do veículo.

O licenciamento do veículo é o documento oficial que mostra que o carro está apto para circular nas vias de forma regular. Isto quer dizer que, antes de realizar o Licenciamento 2019 São Paulopor exemplo, é preciso cumprir as pendências ocasionadas.

Quais os impostos obrigatórios?

Um dos impostos obrigatórios mas importantes é o Imposto Sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). A taxa também uma das mais altas a serem pagas no coço do ano e vale lembrar que ela varia de acordo com o modelo do carro e com o Detran de cada estado.

Outro imposto necessário é o DPVAT, que corresponde ao seguro do veículo. O valor é mediano e geralmente é cobrado junto com o valor do IPVA no começo do ano.

O licenciamento do veículo também gera a cobrança de um determinado valor e eve ser cumprido quando as outras pendências estiverem solucionadas.

Como solucionar o problema?

Para solucionar o problema com os débitos, é necessário que a pessoa interessada acesse o site do Detran do estado de emplacamento do veículo. Na plataforma digital forneça o número da placa e do RENAVAM 2019 do veículo.

Depois de realizar o acesso, você poderá verificar todas as suas pendências detalhadas com o Detran. No próprio site terá a opção de emitir novos boletos de pagamento e você pode até parcelar algumas dívidas.

Outra opção é tentar reverter as multas leves e médias em advertência para evitar a cobrança de multas e os pontos marcados na carteira de motorista.