Home » My Blog » Conheça os passos para ingressar na carreira de bombeiro civil

Conheça os passos para ingressar na carreira de bombeiro civil

Se tornar um bombeiro é a aspiração de muitos jovens e para ingressar nesta carreira, você deve seguir os passos necessários. Diferente de algumas categorias de serviço, o bombeiro civil atua direta e continuamente em sociedade, por isso, irá dispor também de competências exclusivas. Para se tornar um bombeiro civil, conheça os passos que deverão ser seguidos lendo o texto abaixo.

Tenha seu certificado de ensino médio

O critério base para seguir nesta carreira, é ter concluído integralmente o ensino básico: fundamental e médio. Tenha seu certificado de conclusão em mãos para que você possa seguir os outros passos. Isto porque, a prova para se tornar bombeiro civil é de nível médio.

Se inscreva na concurso para bombeiro civil

Periodicamente, o poder civil, militar e federal podem abrir vagas para novos cargos nas áreas. Para se tornar um bombeiro civil, você deverá aguardar a divulgação do edital do concurso e se inscreva dentro do prazo estabelecido.

É preciso esta atento às informações! Há uma grande probabilidade deste órgão disponibilizar vagas entre os concursos abertos 2019, por isso é fundamental estar atento à divulgação do edital.

Se prepare para o exame

Cada concurso irá dispor de uma preparação de prova diferente, e neste ponto, ler o edital e ficar por dentro dos assuntos é muito importante. Procure apostilas e conteúdos exclusivos da prova que você irá realizar, considerando o poder responsável por ela.

Isto quer dizer que o concurso da policia militar 2019 terá aplicação distinta do concurso para policial civil, e o mesmo acontece para os bombeiros. Uma boa dica é buscar por cursos preparatórios para cada um destes concursos, assim você aumentará as suas chances.

Tenha preparo psicológico e físico

A carreira de bombeiro irá lhe colocar em situações muito incomuns, e devido a isto, não é preciso só se preparar para o concurso, mas também ter disposição física e controle psicológico.

Você passará pelo Curso de Formação de Bombeiros Civis e pode atuar junto ao serviço militar, e neste ponto o seu preparo será fundamental. Entenda seu papel na corporação e se possível, converse com especialistas.

Fique atento às possibilidades para a sua carreira

É certo que para se tornar um bombeiro civil, você deverá passar pelo concurso mencionado, entretanto vale ressaltar que também há possibilidades de crescimento profissional na área.

Você deve ficar atento à divulgação de novos concursos para cargos mais altos. Quem já está dentro da corporação pode se tornar um oficial do seu departamento.