Home » My Blog » Entenda porque vale a pena fazer um curso de mecânica básica

Entenda porque vale a pena fazer um curso de mecânica básica

Ter formação comprovada em diploma é uma forma de garantir um bom emprego. Além disso, qualquer tipo de aprendizado é sempre muito bem vindo. E caso não seja usado como profissão fixa, pode ser uma maneira de fazer freelas, ou ainda de solucionar questões em casa. Como o curso de mecânica básica, que pode possibilitar vagas de emprego em grandes empresas ou apenas trazer conhecimento.

Curso de mecânica básica

O curso de mecânica básica é oferecido em diversas escolas técnicas ou de aprendizagem. Em alguns casos o curso pode ser gratuito, por exemplo por meio do PRONATEC, programa do governo federal que oferta bolsas integrais em formação técnica ou aprendizagem.

Os alunos podem escolher entre aulas que objetivam a mecânica para autos, ou aquelas que ensinam sobre o manuseamento de máquinas. As duas são interessantes e rendem muitos inscritos.

Por ser de nível básico, normalmente o curso não ultrapassa um ano. Nesse período os estudantes aprendem como descobrir e solucionar defeitos, quais os nomes técnicos de cada peça e normas ambientais e de segurança.

Outro ponto positivo é que algumas escolas abrem vagas para candidatos que ainda não concluíram o ensino médio. Permitindo a conclusão de duas etapas, médio e técnico, quase que no mesmo período.

Valor curso de mecânica básica

O valor mensal do curso varia conforme a escola e a grade curricular. Embora seja de nível básico, caso haja mais tempo dedicado as aulas, o valor tende a ser maior também.

Algumas instituições possibilitam a inscrição como bolsistas parcial ou integral. Outra oportunidade é por meio de programas de benefícios, como o PRONATEC Voluntário 2019.

Em média, o valor total do curso chega a custar R$1.500 reais. Incluindo todos os meses, e o material teórico. Mas é importante verificar na instituição de seu interesse.

Carreira de um mecânico

Existem várias áreas dentro da mecânica, desde o manuseamento de veículo até máquinas industriais. Por isso, o valor médio do salário varia de acordo com a formação e área de atuação.

Grandes empresas costumam contratar esses profissionais, mesmo que tenham curso básico. Por isso, vale a pena estudar essa área. Algumas firmas importantes que contratam mecânicos são: Hynduai, Sambaíba Transporte e Rodoviário Matsuda.

Segundo o portal Catho, a base salarial de um mecânico é de R$1.733,00.